quinta-feira, maio 05, 2011

Novidades sobre meus Artigos

Um ano depois de concluir meus artigos elaborados a partir de minha dissertação de Mestrado, recebi nessas últimas semanas novidades sobre suas recepções frente a pareceristas e examinadores.

O artigo empírico, "Ciclos Econômicos e a Composição da Pobreza no Brasil" foi rejeitado na revista Nova Economia. Dos três pareceristas, um deles (provavelmente da área de macroeconomia) o aprovou, com breves sugestões em termos de redação. Outro deles o aceitou com modificações a respeito da construção e caracterização das variáveis incluídas no modelo a partir dos micro-dados da PNAD. Muitas dessas modificações, no entanto, não são factíveis sem a completa reestruturação do trabalho. O terceiro parecerista rejeitou o artigo por considerar o método econométrico (regresão logística com dados cross-section empilhados) inadequado, recomendando o uso de pseudo-painel. Na minha dissertação, foi exatamente isso o que procurei fazer. Contudo, meus dados violaram a hipótese de independência na composição das coortes, fundamental para a consistência dos estimadores de pseudo-painel, de modo que meus resultados tiveram sinais inversos ao esperado. Vou fazer as explicações e comentários factíveis e tentar submeter em outra revista, assim como nos encontros da ANPEC nacional, ANPEC nordeste e AKB.

O artigo teórico, cuja origem remete ao projeto da minha dissertação, foi aprovado no congresso da SEP, em Uberlândia. Fiquei muito satisfeito, achei que o tema e as conclusões obtidas não fossem de acordo com os examinadores desse evento. Agora, cabe esperar o parecer da revista em que o submeti faz quase um ano.

Nenhum comentário: