sexta-feira, novembro 11, 2011

Cientistas Sociais Vistos por Outros Cientistas Sociais

Como economistas, cientistas políticos, sociólogos e antropólogos vêem uns aos outros?

Clique na figura abaixo para ampliar.



Dica do Selva Brasilis, com breves adaptações minhas.

quinta-feira, novembro 03, 2011

Modelos Hierárquicos: Também Não

Ontem recebi mais um parecer negativo: o meu trabalho utilizando dados da POF para estimar o efeito da participação em programas sociais sobre a freqüência escolar nos estados brasileiros foi recusado por uma das principais revistas de economia do Brasil. Esse foi o meu primeiro artigo acadêmico, em co-autoria com a Helena Castanheira do mestrado em Demografia do Cedeplar-UFMG, elaborado em novembro de 2007 para a disciplina de Modelos Hierárquicos. Formatei ele em agosto de 2008, e o submeti na revista Pesquisa e Planejamento Econômico, onde foi recusado alguns meses depois. Em setembro de 2009, fizemos vários ajustes e incluímos métodos de micro-simulação, para então submetermos na Revista de Economia Aplicada, que só repassou o parecer agora, quase dois anos depois.

Esse artigo me animou muito, não só por ser meu primeiro trabalho formalmente acadêmico (o que não inclui relatórios de pesquisa de iniciação científica e monografia de graduação), mas também por ter encontrado alguns resultados interessantes. A Helena soube pilotar a POF como ninguém, e me lembro como deu trabalho montar o banco de dados. A parte teórica, incluindo a revisão bibliográfica, foi refeita várias vezes, pois minha inexperiência acadêmica na época me levou a elaborá-la com base nos trabalhos que apareciam no Google, ao invés de procurar papers nas principais revistas de economia nacionais e internacionais.

Agora é hora de re-re-refazer algumas coisas, e tentar uma nova revista.

Curiosidade: relendo, encontrei no trabalho alguns trechos que eu não me orgulharia se fossem publicados: "... como a amostra só inclui jovens de 14 anos, o fator gravidez, que afeta negativamente sobretudo os estudos das meninas, é menos comum." (me lembrou o filme "Júnior"). E também: "nos últimos anos, é notável a crescente popularidade do uso de modelos de estimação em multinível..." (alguém já leu o Manifesto da Econometria Política? Pois é...).

quarta-feira, novembro 02, 2011

Brasília News



Hoje implodiram dois velhos hotéis do Setor Hoteleiro Norte, em Brasília. Espero que construam opções melhores em seus lugares.

IDH 2011

Hoje foi publicado um estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o ranking dos países de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Esse índice busca mensurar a qualidade de vida dos países ponderando indicadores de três dimensões: renda per capita, saúde e educação.

De acordo com o ranking, o Brasil é o 84o país mais desenvolvido do mundo, e o vigésimo na América Latina. Os melhores, como sempre, são os do norte da Europa. Os pioras, também como sempre, estão na África Subsaariana.