quinta-feira, dezembro 31, 2009

A Verdadeira Culinária Gaúcha (Porto-Alegrense)

Na quarta-feira à noite, quando jantávamos no Cavanha's da Lima e Silva, meus ex-colegas bolsistas de iniciação científica da UFRGS e eu conversamos sobre o que temos mais saudade de Porto Alegre quando estamos morando fora. Em relação à gastronomia, concluímos que o churrasco não chega a deixar saudade. Churrascarias existem em qualquer lugar. Restaurantes-rodízio de comida italiana ídem. Os diferenciais geográficos de temperos e modos de preparação de ambos tipos de comida têm impacto meramente residual sobre o bem-estar do público não-epecializado em culinária.

Mas a iguaria que só comemos em Porto Alegre, porque só existe em Porto Alegre, é o "Xis". Não falo do hambúrguer convencional, com bife honônimo servido frito dentro de um pão redondo adocicado com diversos acompanhamentos. Isso existe em qualquer lugar. Mas o Xis que comemos em Porto Alegre é único. Só aqui provamos do sanduíche do tamanho aproximado de um prato de comida, servido em um pão salgado e prensado, acompanhado basicamente de queijo, maionese, milho, ervilha, alface e tomate, mais a carne (os mais comuns são coração de galinha, frango, calabresa, lombo de porco e contra-filé) e outros ítens à escolha do freguês, e que é comido com garfo e faca (a não ser no Speed Lanches). Além disso, o Xis porto-alegrense não é visto como fast-food, ao contrário dos hambúrgueres do resto do mundo, mas sim um prato para ser apreciado, degustado, e principalmente, digerido, com muita calma.

2 comentários:

J.P. Flores disse...

bah, como evito comer carne, faz anos que não me entrego a essa apreciação, mas acho ótimo. meu vício era calabreza COM bacon.

pequeno jabá, mas vale bastante: http://gfloco.blogspot.com/

uma espécie de review (com textos genialmente divertidos) de 'junkie food' portoalegrense, incluindo-se alguns xis bastante admirados.

Ricardo Agostini Martini disse...

JP,

Valeu pelo link. O cara é mesmo um "gourmet" de junk food, hehe.

Pena que ele não tenha ainda escrito nada sobre os meus preferidos: Cavanhas, Sò Comes, Speed Lanches e Pastel da República.

Abraço