domingo, janeiro 18, 2009

Núcleo "Entrada da Cidade" de Porto Alegre - Atualização

Ontem, sábado, voltei de Porto Alegre para Belo Horizonte. Para minha sorte, o avião fez uma manobra dentro da cidade, de modo que pude tirar várias fotografias pela janela do avião (obviamente, escondido das aeromoças).

Duas das fotos que tirei foram dos bairros Humaitá e Farrapos, diretamente a oeste da pista do aeroporto. Com essas fotos, pude observar a evolução das vilas na região, relativo aos mapas disponíveis no Google Earth (de 2004 ou 2005, se não me engano). As fotos encontram-se abaixo:



No Humaitá, parece que nada mudou perceptivelmente. A vila Operária, maior da região, continua como estava antes, mesmo com os projetos de urbanização e extensão de ruas nas suas proximidades.



No bairro Farrapos, é possível ver mudanças. A vila Areia foi removida para um núcleo habitacional ao norte da foto (sul da vila Farrapos). Em seu antigo território, foi construído um cruzamento de ruas. Porém, o território vazio corre o risco de ser ocupado pela vila Tio Zeca, ao leste.

Por outro lado, nota-se a expansão da vila Leito da Voluntários (norte da vila Areia) para leste, ocupando todo o terreno vazio da quadra. E também está surgindo um novo núcleo irregular no lado oeste da Free-Way, próximo às margens do Guaíba.

Nenhum comentário: