quarta-feira, novembro 05, 2008

Visita ao Zoológico

Sábado retrasado, visitamos o zoológico de Belo Horizonte. Não foi nada fácil chegar lá: desde a minha casa, foram dois ônibus e mais de uma hora de caminhada, subindo e descendo morros, até chegar no local, localizado a oeste da lagoa da Pampulha, um lugar pouco habitado.

O zoológico não é dos maiores que eu já vi (mas, como faz mais de dez anos que eu não vou num, minha impressão pode estar viesada pela variação da minha estatura), e também não é muito bem conservado:


Mas tem muitos animais interessantes de se ver, e muitos deles são exóticos, exclusivos de determinadas regiões geográficas (pricnipalmente da Amazõnia, da Mata Atlântica, e de algumas regiões da África).




Infleizmente para nós, naquele sábado muitas escolas também estavam visitando o zoológico, com suas hordas de criancinhas barulhentas e agressivas. Por isso, os animais de maior porte, com maior senso de segurança, estavam acuados, se enscondendo em suas jaulas e jardins. Como muito bem escreveu o Millôr Fernandes, certa vez, os zoológicos têm jaulas para protejer os animais da selvageria das crianças, e não o contrário!

Por isso, apenas o elefante, com sua paquidérmica paciência, deu as caras, ao ser chamado (Jorge!!!) pelo seu tratador para almoçar alguns quilos de mato.


Foi uma dia muito agradável para todos. Mas meu estômago ainda se recupera do almoço no "restaurante" de lá, um feijão-tropeiro com lingüiça e torresmo tamanho "lutador de sumô", mais gordo que o elefante Jorge, servido em um prato descartável...

Nenhum comentário: