quarta-feira, abril 02, 2008

Mapa da Pobreza em Porto Alegre - 9 (Passo das Pedras)

Prosseguindo com o mapa das vilas de Porto Alegre construído com base no Google Earth, agora vou mostrar o núcleo de pobreza no bairro Passo das Pedras. Esse bairro fica a sudoeste do Rubem Berta, apresentado anteriormente. As vilas concentram-se em um território aproximadamente entre as avenidas Ary Tarragô, Manuel Elias e Baltazar de Oliveira Garcia. O mapa geral da região é o seguinte:


Ao norte da av. Baltazar encontram-se algumas vilinhas isoladas. Algumas delas encontram-se dentro do Conjunto Costa e Silva, um empreendimento municipal de habitações populares. Mais ao norte está a Vila Amazônia, abordada anteriormente:


Ao sul da av. Baltazar está a Vila Passo das Pedras, aparentemente com infra-estrutura urbana parcial, e localizada no extremo oeste dos becos em direção à av. Ary Tarragô:


Mais ao sul, o bairro se mostra mais como uma zona de residências simples do que uma favela propriamente dita. Mas alguns becos do local concentram núcleos de pobreza:


A oeste dos becos anteriores e da av. Ary Tarragô encontra-se uma favela maior, a Vila Planalto-São Borja:


Contudo, o maior núcleo de pobreza de todo bairro encontra-se ao sul dos becos. O local, conhecido como Vila Passo das Pedras II, ou Vila dos Coqueiros, consiste em um complexo de vilas fundidas em uma grande favela, localizada em uma área rural entre as avenidas Ary Tarragô e Manoel Elias, ao norte da universidade FAPA. Ele está muito bem escondido dos olhos do público, como se vê na foto. Quem passa por qualquer uma das grandes avenidas observa apenas as árvores e áreas de pasto, e não os barracos, que estão mais para dentro dos terrenos. Algumas dessas vilas parecem mais organizadas do que outras, mas o complexo de pobreza está bem unificado:


Por fim, a leste do bairro Passo das Pedras, até a fronteira com o município de Alvorada, encontra-se o bairro não-regulamentado chamado Jardim Leopoldina (oficialmente ainda pertence ao Rubem Berta), composto por COABs, áreas rurais, condomínios populares e residências de classe média. Nessa região, encontrei apenas duas vilinhas isoladas:

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu moradora da vila Passo das Pedras,ou Da FAVELA como foi colocado aqui.acho um absurdo que todos saibam da pobreza que tem neste local,e ninguem faz nada para mudar,ignoram que pessoas passam até FOME aqui.
Por isso que a violência esta cada dia maior...
Camile G. 20anos

Unknown disse...

Estava procurando sobre escolas municipais e encontrei esse mapeamento. Muito bom esse teu trabalho. Precisamos divulgar isso para que as ações de políticas públicas e de proteção social atinjam essas pessoas.
Também fiz mestrado, mas impressionantemente achei teu estudo muito útil.Ainda mais agora, em época de eleição, os candidatos poderiam olhar para essa gente!