quarta-feira, janeiro 31, 2007

Memórias de Sherlock Holmes - Arthur Conan Doyle

"Memórias de Sherlock Holmes", segunda coletânea de contos sobre os casos do detetive Sherlock Holmes, foi publicada em 1894, e seus 11 contos foram periodicamente publicados em jornais britânicos a partir de 1892. Dentre esses contos, destacam-se a primeira aventura do detetive, em que ele busca decifrar um segredo que levou o pai de seu melhor amigo a ser jurado de morte ("A Tragédia do Glória Scott").

Além disso, nessa obra o autor Conan Doyle buscou "assassinar" seu mais célebre personagem, no conto "O Problema Final". Nele, Holmes foge do Professor Moriarty, um líder mafioso genial, que domina o crime organizado na Inglaterra (um "Napoleão do Crime", nas palavras do detetive), e se refugia com seu fiel amigo Dr. Watson na Suíça. Contudo, Moriarty descobre o paradeiro dos dois personagens e formula um plano para matar Holmes, em um momento em que Watson estivesse ausente. No final das contas, Holmes e Moriarty lutam na beira de um precipício, aparentemente caem, e seus corpos nunca mais são vistos.

Na verdade, Conan Doyle procurou eliminar seu personagem Sherlock Holmes para poder dedicar-se a outros ramos literários, como a ficção científica, e desvincular-se da fama de romancista unicamente policial. Porém, a reação do público à morte de Holmes foi tão forte que ocorreu quase que um "boicote branco" às novas publicações do autor, o que levou o mesmo, para não cair no esquecimento e na pobreza, a "ressuscitar" seu personagem no clássico romance "O Cão dos Baskerville", e depois no livro de contos "O Retorno de Sherlock Holmes".

Observação: na última Feira do Livre de Porto Alegre, comprei (saldo de R$2,50) um RPG inspirado em Sherlock Holmes (A Corôa Contra do Dr. Watson) que remete a essa mesma fase das histórias do personagem. Nesse RPG, Sherlock Holmes é dado como morto, mas, na verdade, está disfarçado como um dos personagens do livro, e descobrir a sua identidade é um dos objetivos do jogo.

Sobre as características dos contos e da psicologia de Sherlock Holmes, os contos não trazem novidades. Crimes aparentemente insolúveis acontecem em qualquer lugar na Inglaterra, os personagens lesados por esses crimes procuram o melhor detetive particular do país (Holmes), que viaja até a cena do crime, faz observações e deduções quase que mágicas e, quando necessário, formula planos mirabolantes para encurralar o criminoso oculto. Assim, Holmes soluciona mais um caso de sua carreira, que é relatado pelo Dr. Watson, fica satisfeito com seu ego e retorna ao seu escritório na Baker Street, Londres. Quanto a Sherlock Holmes como indivíduo, sua descrição profunda é realizada na obra "Um Estudo em Vermelho", sendo que nada precisa ser acrescentado a ela. Contudo, a origem do personagem "Sherlock Holmes" obviamente remete ao Auguste Dupin (o nobre francês falido que tem como hobby a solução de mistérios criminosos) de Edgar Alan Poe. Porém, enquanto Dupin é um ser humano normal, com uma cultura literária, cultural e dedutiva acima da média, Holmes remete a quase um "super-homem", acima da humanidade em traços intelectuais, físicos e analíticos, e com grande orgulho de suas aptidões. Em contrapartida, o detetive muitas vezes se revela megalomaníaco, misógeno, misantropo e, por horas, depressivo, o que contrabalanceia a sua superioridade. Além disso, enquanto Poe é um autor considerado de segunda geração romântica pela maior parte da crítica, Conan Doyle é um legítimo pensador vitoriano, e o culto ao progresso científico, presente entre os autores de sua época, é evidente tanto na fundamentação científica dos elementos misteriosos das tramas, como até mesmo no pensamento cientificista e metódico de Sherlock Holmes.

Quanto à diversão de ler os contos em si, eu sinceramente prefiro os romances. Muitas vezes, o enredo acontece tão rapidamente que torna-se difícil a interação do raciocínio do leitor, fundamental na literatura policial, com as deduções de Sherlock Holmes. E, às vezes, a solução da trama torna-se óbvia para o leitor, mesmo que seja fantástica. Porém, mesmo assim, pretendo adquirir os dois livros de contos do personagem que ainda não li ("Case-Book" e "O Retorno").

O link do Wikipédia para maiores informações sobre o personagem é:
http://en.wikipedia.org/wiki/Sherlock_Holmes

Um comentário:

Anônimo disse...

Ricardo, olha esse link
Belo Horizonte no desciclopédia
Izabela